Nos dias 24 e 25 de Junho, o ISP Jean Piaget de Benguela realizou a Feira de Exposição de Trabalhos do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), um espaço de partilha de conhecimento, criatividade e inovação tecnológica. A sessão de abertura foi presidida pelo Vice-Presidente do Piaget de Benguela para os Assuntos Académicos e Vida Estudantil, Juliano Muli., que destacou a importância da investigação, da inovação e da formação prática na preparação dos futuros profissionais. O evento reuniu estudantes dos cursos de Arquitectura, Engenharia Civil, Engenharia Electromecânica, Engenharia Informática de Gestão e Engenharia de Refinação de Petróleos, que apresentaram projectos de elevado valor científico e prático, orientados para responder às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. A programação contou ainda com a participação de instituições de ensino convidadas, promovendo a troca de experiências, com apresentação de projectos e fortalecimento da cooperação académica. Agradecimento especial aos patrocinadores da actividade: 🔹 Technical Buildings, Lda – Empreitadas Manutenção Industrial 🔹Posto de Abastecimento do Luongo O que o Piaget tem de melhor, nós apresentamos!
Nesta terça-feira, 23 de Junho, estudantes e docentes do Instituto Técnico Privado de Saúde Sapungu, do Lobito, participaram numa ação de formação ministrada por docentes do ISP Jean Piaget de Benguela. A iniciativa foi direcionada especificamente aos finalistas dos cursos da área da saúde do II Ciclo do Ensino Secundário Geral. O grande objectivo do encontro foi permitir que os estudantes conheçam melhor a realidade do ISP Jean Piaget, a sua infraestrutura e a vasta oferta formativa disponível, auxiliando-os a fazer uma escolha académica consciente e segura para o futuro no ensino superior.
O Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela participou na 14.ª Conferência Internacional sobre Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, realizada de 18 a 20 de Junho de 2026, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda. A instituição esteve representada pelo seu Presidente, Professor Doutor Cláudio Valentim, integrando a delegação das Instituições de Ensino Superior angolanas que formalizaram importantes instrumentos jurídicos de cooperação académica com universidades dos Estados Unidos da América. No âmbito deste encontro internacional, o ISP Jean Piaget de Benguela assinou acordos com universidades norte-americanas de reconhecido prestígio, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento de projectos conjuntos nas áreas do ensino, investigação científica, inovação e empreendedorismo. Os acordos contemplam, entre outros aspectos, o intercâmbio de estudantes e docentes, a mobilidade académica e científica, a realização de investigações conjuntas, a organização de conferências e seminários, a promoção da inovação e a criação de oportunidades de formação avançada ao nível da pós-graduação, mestrado e doutoramento. A participação neste importante fórum internacional reafirma a visão estratégica da instituição na construção de parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável do ensino superior em Angola e para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para os desafios globais.
Na edição de hoje, o nosso "Piagetino de Sucesso" é Mariano Doende, Psicólogo Clínico que se tem destacado na pediatria do Hospital Geral de Benguela. O profissional carrega o mérito de ter sido o primeiro psicólogo clínico a ingressar naquela unidade de saúde por via do concurso público realizado em 2019. Mariano Doende concluiu a sua licenciatura em Psicologia (Especialidade Clínica) no ISP Jean Piaget de Benguela em 2014. “Hoje, enquanto Psicólogo Clínico, acabo por ter uma outra visibilidade do ponto de vista social e profissional, porque o Piaget despertou em muitos estudantes o 'saber fazer e esta. Acabamos por ser úteis em várias áreas e uma das grandes referências é o ISP Jean Piaget de Benguela", afirmou. Actualmente, além de exercer as suas funções clínicas, o psicólogo é também palestrante em diversos âmbitos, “a formação académica deu um grande impulso a tudo isto”, referiu. Ao recordar o seu percurso académico, Mariano fez questão de indicar algumas referências que marcaram a sua trajectória, destacando o docente Alberto Estevão (Coordenador do Curso de Psicologia do Piaget-Benguela), a professora Jacqueline Vieira e Valdemar Sandulo, entre outros antigos colegas. No corpo docente, citou com especial carinho o professor João Caratão (seu mestre), o Professor Doutor José Adriano Ukwatchali e a docente Graciete Sita. Para o nosso "Piagetino de Sucesso", o Piaget “significa muita coisa. Vejo-o como uma escola que abriu novos horizontes e que nos tornou uma grande família”, concluiu.
Nesta quinta-feira, 18 de Junho, o ISP Jean Piaget de Benguela acolheu uma formação especializada em "Gestão e Fiscalização de Obras". A acção de capacitação foi dirigida especialmente aos estudantes finalistas dos cursos do Departamento de Ciências e Tecnologias. A formação foi ministrada no âmbito do programa social UNIFICA, promovido pela Académica Soapro (Sociedade Angolana de Projectos), e conduzida por profissionais seniores da própria empresa. O objectivo da iniciativa é preparar os estudantes para as exigências do mercado de trabalho através de conteúdos práticos e especializados. O programa visa ainda desenvolver competências técnicas e habilidades interpessoais, incentivando em simultâneo o crescimento pessoal e profissional dos finalistas.
Programa do dia 04-06-2026