SOCIAL: ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA ACOLHE CERIMÓNIA DO PROJECTO SER +
Na última Quarta-feira, o ISP Jean Piaget de Benguela, acolheu o programa de encerramento do Projecto Ser +, um Projecto que visou formar mulheres zungueiras em matéria de literacia financeira, bem como actividades práticas de transformação alimentar e tem o apoio da Fundação BAI e da AIPA (Associação Instituto Piaget de Angola).
Decorreram várias formações direcionadas as zungueiras, antes foi apresentado o Projecto Ser +, as entidades públicas e privadas de Benguela, como aconteceu na ProvÃncia da Huila.
O Projecto Ser + é destinado a vendedoras do mercado informal e tem como objectivo capacitar as mulheres zungueiras com acções de formação, com abordagem de temas como: cidadania, empreendedorismo, gestão de conflitos, direitos e deveres, violência doméstica e transformação alimentar.
Na ocasião, Samuel Maleze , Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado de Benguela, disse que “o executivo tem prestado atenção, tendo em curso a aceleração do processo de reconversão da economia informal†dando conforto aos agentes que exercem actividades no dia-a-diaâ€.
Durante a cerimónia foram observadas várias intervenções com destaque para, Ana Pérez, Coordenadora do Projecto Ser + e (Projectos Sociais da AIPA), o Representante da Fundação BAI, Carlos Costa, Marinela Sendala que falou em nome dos formadores do Projecto e a Representante das mulheres zungueiras, dona Elisa Chivela, que “demonstrou regozijo sobre o grande projecto, lançado pela Fundação BAI e a AIPAâ€, ao mesmo tempo satisfação pelo facto de decorrer no Piaget, a campanha de registo e emissão de Bilhete de Identidade aos filhos e mulheres (zungueiras).
A fase de formação durou 15 dias envolvendo perto de 40 mulheres que vendem diversos produtos e em mercados diferentes da cidade de Benguela.
Organização e Apoio: Fundação BAI, Associação Instituto Piaget de Angola, Governo Provincial de Benguela, Académia BAI.
Ler mais