Em destaque...
PIAGETINOS DE SUCESSO

O nosso Piagetino de Sucesso desta edição é Adriano Tomás, actualmente Subdiretor Pedagógico do Magistério Bg 1045 Dom Bosco de Benguela e docente universitário. Terminou, em 2018, a sua formação em Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade Humana no ISP Jean Piaget de Benguela. O entrevistado salientou que “o Piaget fez de mim uma outra pessoa, foi por intermédio desta formação que hoje sou visto por outras pessoas diferente daquilo que conheceram no passado. Qualquer área de formação relativamente à educação física, sou chamado para dar palestras, formações e explicações”. O Piagetino de Sucesso desta semana revela que “o Piaget significa uma vida, cada um de nós participa no sucesso do outro, o Piaget participou directamente naquilo que hoje sou”. Adriano Tomás, fala ainda dos seus colegas de turma que estão bem enquadrados, sobretudo na área da docência dentro e fora de Benguela e cita alguns nomes, o professor Clementino Bento (Namibe), professor Abel Dala (Cubal); professor Francisco Damião (Benguela) e professora Joana Catito (Bocoio). É actualmente Subdiretor Pedagógico do Magistério Bg 1045 Dom Bosco de Benguela e Docente universitário nas disciplinas de Atletismo, Epistemologia da Motricidade Humana e Metodologia de Ensino de Educação Física. Piagetinos de Sucesso, o que o Piaget tem de melhor, nós apresentamos!

Ler mais
ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA ACOLHE A 3ª EDIÇÃO DA FORMAÇÃO DE TEATRO

O ISP Jean Piaget de Benguela acolheu nos dias 23 e 24 de Fevereiro a 3ª Edição da Formação de Teatro promovida pelo Kamenha Teatro e organizada pelo Piaget Teatro. A programação começou na tarde de quinta-feira (dia 23 de Fev), com a recepção de actores e não actores, num espaço que juntou diretores de teatro e actores de renome da Província de Benguela. Os mesmos reuniram-se com o professor convidado, Alberto Sanzala, docente universitário em artes cénicas, que referiu que estão a ministrar matérias como técnica de interpretação para teatro, cinema e televisão, expressão corporal, bem como, elaboração de projectos e pauta da construção do caderno do director. Um dos temas específicos que norteia os trabalhos desenvolvidos é a acrobacia cénica. O formador Mário Polega, finalista em artes cénicas, adianta que neste domínio, “a acrobacia é fundamental, pois envolve vários exercícios que ajudam na respiração, equilíbrio, ginástica e manobras para a actuação teatral”. O encenador do Colectivo de Artes Ombaka, Esteves Quina (Dr. Stiv) falou da importância desta formação para os actores de Benguela e destacou que tem na Província um grupo que trabalha em artes cénicas e que a formação vem no momento certo para os actores locais. O Piaget Teatro deu as boas-vindas aos formadores provenientes de Luanda e aproveitou a ocasião para destacar a oportunidade que a direção do Piaget tem criado para o desenvolvimento da cultura e do teatro em particular.

Ler mais
GRUPO CARNAVALESCO CAVACO VERDE DA ZONA F VENCEU CARNAVAL MUNICIPAL DE BENGUELA 2023 E DESTACA APOIO DO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA

O grupo Carnavalesco Cavaco Verde da Zona F, conquistou o 1º Lugar do Carnaval Municipal de Benguela Edição 2023, um desfile que decorreu nos arredores do Campo Matrindindi, realizado no dia 18 de Fevereiro. O Grupo Cavaco Verde da Zona F, conseguiu perto de 740 pontos à frente do Grupo 1° De Maio da zona-D (2ºlugar) e do Grupo União Mundo do Casseque da zona-B (3ºlugar). Segundo o coordenador do grupo, Tomás Sapalalo, o conjunto alcançou outras victórias e “ficámos com os prémios de melhor corte, comandante e canção”, o que encheu de orgulho os demais participantes. Destacou ainda, o auxílio incondicional do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela que investiu no trabalho do grupo vencedor, quer a nível do espaço físico para ensaios (Walali Piaget Arena), quer em material, no que diz respeito à indumentária, entre outros.

Ler mais
CAPACITADOS DOCENTES E ESTUDANTES NO DOMÍNIO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

Recentemente, neste mês de Fevereiro, o GAP - Gabinete de Apoio Psicológico do ISP Jean Piaget de Benguela, promoveu um Workshop sobre "Orientação de Trabalhos Académicos", administrado pelo professor Dongala Manuel. O evento apontou como principais objectivos sugerir métodos de preparação e orientação de monografias, bem como a importância da relação entre as diferentes partes que compõem a monografia. O prelector da actividade, Dongala Manuel, referiu que “o workshop teve ainda como finalidade, capacitar e dotar os docentes e estudantes de conhecimentos técnicos e metodológicos para facilitar o processo em matérias de orientação de trabalhos académicos”. O workshop teve duração de 10 horas, evento que foi aberto a toda a comunidade académica. Participaram do mesmo, vários estudantes e docentes orientadores do Piaget e de outras instituições.

Ler mais
CULTURA DEMONSTRADA NA ACADEMIA COM EXIBIÇÃO DE PEÇA TEATRAL

O Colectivo de Artes Twatiuka, do Bairro da Nossa Senhora da Graça, da Cidade de Benguela, apresentou no último sábado, no ISP Jean Piaget de Benguela a peça teatral “Tchimumba - A sobrinha do Soba”, uma obra de Martinho Raúl Preto.A apresentação da peça surgiu por intermédio de um convite do Piaget Teatro ao Colectivo de Artes Twatiuka, que respondeu positivamente. Segundo o encenador Martinho Raúl Preto a peça “fala de uma jovem que a princípio foi rejeitada pela comunidade pelo facto de ser indicada como substituta do Soba por se tratar e de uma mulher, dado que a personagem “Yolela” vem da linhagem do soba e era a única na sucessão”. A peça vem ilustrar que é possível uma mulher ascender ao sobado, desde que reúna os requisitos explicados pelos mais velhos da comunidade. De acordo com Augusto Nguli, responsável pelo Piaget Teatro, a exibição desta peça visou “demonstrar aos estudantes e à comunidade, questões do domínio de interpretação cultural, de línguas e tradições locais”. O anfiteatro esteve ao rubro, com a presença de estudantes e populares maioritariamente do Bairro da Nossa Senhora da Graça.

Ler mais
Logo Ecos Piaget

Programa do dia 07-08-2025

WhatsApp